Será que eu sei ouvir?

Nos últimos dias tenho tido algumas conversas com amigos que tem confiado a mim assuntos diversos e bem pessoais. Hoje parei para pensar numa coisa muito séria: “será que eu tenho escutado meus amigos como deveria?”

Muitas vezes nos tornamos tão BUSY nas nossas agendas e correrias diárias, somos facilmente distraídos pelos nossos AIS, Ipod, Itouch, Iphone, I eu mesmo… e muitas vezes existem pessoas ao nosso lado com um grito de socorro preso na garganta.

Ser um bom ouvinte requer mais do que apenas vontade de ouvir, é um exercício que deve ser desenvolvido. Segue então algumas dicas que tem me ajudado quando alguém me chama para conversar, espero que ajude a você também:

– Pare de falar

– Um assunto de cada vez

– Coloque-se no lugar de quem lhe fala

– Faça perguntas

– Não interrompa

– Demonstre interesse

– Concentre-se no que você ouve

– Sorria e acene, adequadamente

– Não comece a ouvir de cabeça baixa

– Não tire conclusões apressadas

– Não se distraia

– Reconheça suas tendências e preconceitos

– Controle sua irritação

– Não pergunte mentalmente

– Obtenha os pontos-chaves

– Reaja às idéias, não ao emissor

– Não antagonize o emissor

– Ouça o que não é falado

– Ouça como o fato é comunicado

– Não faça suposições

– “Ouça” a personalidade do emissor

– Não coloque rótulos no emissor

– Identifique o tipo de argumento

– Divida a responsabilidade da comunicação

Leave a Reply

