Ensinar é tocar uma vida para sempre…

A turma do barulho…

Uma vez ouvi minha professora de Inglês dizer que “ensinar é tocar uma vida para sempre…” e um tempo depois ela me falou “porque você não ensina também?” Pronto, ela acabava de plantar no meu coração, com palavras de encorajamento, o desejo de fazer pelos outros o que ela vinha fazendo por mim, não apenas ensinar outra língua mas também inspirar, mostrar o caminho e ampliar minha cosmo visão.

Infelizmente muitas pessoas pensam que professores são apenas condutores de conhecimento. Eles pegam o conhecimento de um lado, “mastigam” e entregam para os alunos de forma facilitada. Professores, por outro lado, vêem seu trabalho de maneira mais proposital.  Para eles, ensinar é facilitar uma mudança. Professores existem para ajudar seus alunos a crescer e se envolver. Eles estão ali para ajudar-los a moldar sua própria identidade enquanto aprendem.

É difícil fazer diferença no mundo ensinando multiplicação, mas é fácil ao ensinar maneiras de se aprender, como aprender, onde encontrar a fonte. É difícil fazer diferença ensinando a ler, mas fácil quando a leitura é sobre amizade. Para professores, conhecimento é apenas uma ferramenta para ensinar boas atitudes.

Professores tem isso em mente cada vez que levantam pela manhã e arrumam suas coisas para ir ao trabalho. O bem estar dos seus alunos e o fato de que a educação dos mesmos deve ser muito mais importante para eles do que boas notas e relatórios no final do semestre.

Ao final de cada nível do curso isso é o que devemos dizer: “Eu espero que vocês tenham professores que os ajudarão a moldar quem vocês são e que permaneçam em sua memória como alguém que significou muito para vocês e que esteve ao seu lado para amá-los e ajudá-los a ser as pessoas que almejam ser.”

Eu me considero abençoado, por ter sido marcado por muitos professores, especialmente a de Língua Inglesa. Os anos que mais fui inspirado foram aqueles quando meus professores definiram educação como ferramenta para mudar o mundo.

Meus alunos de língua Inglesa da JOCUM em Curitiba 2011.

One thought on “Ensinar é tocar uma vida para sempre…

  1. Marcia says:

    Vc me fez chorar de novo…
    Entao era isso q vc queria dizer q tava liderando a Escola ai…
    Como aconteceu??? O q te fez mudar de rumo ? Q bom ver a Fabiola ai… saudades….

    Faz esta escola bombar!!! Vai alem, amigo. Inspire!!!

    Entao quais sao os planos???

    Um grande abraco pra vcs. Vc fez meu dia.

Leave a Reply

