As melhores cidades que já estive ao redor do mundo – Part I

CURITIBA – Brasil

Curitiba é uma cidade muito civilizada, com clima agradável no verão e muito frio durante o inverno. A cidade é formada por diversas etnias como: italianos,espanhóis, holandeses, alemães e poloneses.

Com mais de três séculos de existência, Curitiba, é um verdadeiro centro cultural, abrigando inúmeras faculdades, monumentos históricos, teatros, além de ser conhecida como a cidade com melhor qualidade de vida e de preservação ambiental.

Durante o mês de março o evento mais importante, é o Festival do teatro brasileiro, com mais de 200 montagens e peças que são exibidas ao ar livre.

Já no mês de dezembro o Natal Encantado reúne centenas de pessoas de todas as cidades vizinhas  para ver de perto o prédio que foi construído em 1929 e que durante  o período das festas  natalinas permanecem iluminados  com mais de noventa mil lâmpadas.

Parece incrível, mas a Capital assusta. Quem pensa que o transito lá é tranqüilo, esta redondamente enganado; não é não ! Em 2007 os veículos ultrapassaram a mais de um milhão, e com um grande problema: é  muito difícil encontrar vaga para estacionar , além do congestionamento do trânsito.  Recomendo fazer tudo a pé, principalmente se estiver no centro da cidade.

Os ônibus são rápidos e muito limpos, e com linhas que  passam por todos os bairros da cidade. A prefeitura de Curitiba (PR) inaugura, nesta terça-feira, dia do aniversário de 318 anos da cidade, o maior ônibus biarticulado do mundo, que foi batizado de Ligeirão azul.

O veículo também tem sinal luminoso para indicar a abertura das portas, o que beneficia especialmente pessoas com dificuldade de audição, além de plaquetas em braile indicando o nome da linha colocadas nos braços e encostos dos bancos reservados a portadores de deficiência, idosos e gestantes.

Outra novidade é que o Ligeirão azul vai operar só com biocombustível à base de soja – o que reduz em 50% a emissão de poluentes – e dispõe de sensores que lhe garantem a prioridade nos semáforos.


Quem está de malas prontas para Curitiba, mesmo se for durante o verão  deve  levar   um casaco porque a noite a temperatura costuma cair um pouco.

E para completar a viagem, uma visita aos diversos shoppings será  muito agradável, principalmente  para as mulheres.

Não esqueça o cartão de crédito, nem o talão de cheques. Divirta-se

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s