As muitas faces de Paraty – Parte II*

* sob as lentes de Vanessa e Volney Faustini e minha interpretação. Os nomes e histórias das pessoas são fictícios para manter a identidade dos mesmos.

Senhor Antônio:

Apresento-vos o seu Antônio, homem de poucas palavras, mãos calejadas e de muita experiência tanto profissional quanto de vida. Seu Antônio é carpinteiro, começou cedo aprendendo com o pai o qual diz ter sido o seu melhor amigo. Seu talento é notável, além de madeira seu Antônio também saber trabalhar com outras coisas.

Com algumas ferramentas e um pouco de madeira este senhor é capaz de fazer de um pedaço de pau uma obra de arte. Seu Antônio é gente da terra, é caiçara, é Paratiense. Aqui cresceu e criou seus filhos e conheceu seus netos e até mesmo bisnetos. Para ele não há lugar melhor pra se viver do queem Paraty. Aquia vida passa de forma lenta e prazerosa e não tem a correria de cidade grande. As pessoas ainda são amigáveis e os compadres se reúnem para conversar e jogar um xadrez nos finais de semana.

Este é o seu Antônio, que vive em Paraty, cidade para onde vou…

Monique:

Esta é Monique, vendedora de bijuterias artesanais (ou pindura e cai como eu diria) na feirinha de Paraty.

Monique não é de Paratiense, mas numa de suas férias resolveu vir conhecer a cidade e se apaixonou pelo que viu. Ela não teve dúvida, decidiu fazer daqui a sua nova casa.

Monique é criativa, consegue fazer de algo simples coisas interessantes. Gosta de estar com pessoas e tem o sonho de um dia ser empresária de uma rede de lojas.

Aos sábados a feirinha fica lotada de turistas. Monique não é fluente em inglês, mas consegue se virar.

Hello, how are you…” diz ela logo ao perceber um gringo se aproximando de sua barraca. Com seu sorriso e simpatia conquista a atenção das gringas e logo vendo alguns brincos e colares feitos de madeira, penas e outras coisas mais.

Monique se sente feliz, realizada, por viver numa cidade tão bonita e poder trabalhar com o que mais gosta.

Isso é Paraty,o lugar que Monique escolheu viver, e eu também…

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s