Uma páscoa na Polônia

Image

Varsóvia é uma cidade com muitas faces, onde a tradição se mistura com a modernidade.  A silhueta dominante do centro da cidade pertence ao Palácio da Cultura e Ciência, que hoje compartilha o skyline da cidade com inúmeras torres outros escritórios. Você pode sentir a pulsação da história na Cidade Velha, em Nowy Swiat e em qualquer outro lugar onde as raízes da cidade foram preservados.

A Cidade Velha

Image

Zamkowy Square, com a Coluna Zygmunt, é a característica mais proeminente da Cidade Velha. 

A rua Swietojanska leva para a Praça da Cidade Velha, com suas casas coloridas. A história da Cidade Velha, reconstruída no início do século 14. 

Image

Devido à reconstrução meticulosa que se seguiu à destruição durante a Segunda Guerra Mundial, a Cidade Velha foi incluída na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1980.

A páscoa

Image

O povo polonês desde séculos é muito tradicional, principalmente nas datas religiosas. Cada data tem suas diferenças no modo de comemorar como, por exemplo, a encantadora iguaria da Páscoa, com a mesa bemposta, onde não podem faltar a toalha branca bem engomada e, sobre a mesa muita comida boa.

O prato com ovos cozidos. Muitas famílias divididem entre si os ovos cozidos, antes da refeição pascal, acompanhado de desejos mútuos de Feliz Páscoa.

Image

Sobre a mesa está posta uma travessa cheia de ovos pintados, pisanki. Também são servidos vários tipos de carne como gostosas lingüiças, vários tipos debolos, como o mazurek ou bolo da Páscoa.

Na Páscoa tem-se o costume de pintar ovos, que é conhecido desde o século XIII, trabalho realizado, principalmente, pelas moças.

Hoje, nas casas de artigos folclóricos ou populares (Cepelia), havendo na Polônia uma imensidão delas, já se vendem ovos feitos em madeira, imitando os ovos de galinha, facilitando assim para as donas de casa na decoração da mesa durante a refeição pascal.

Essa tradição de pintar os ovos leva o nome de “Pisanki” que, traduzindo, quer dizer, ao pé da letra, “escritos”, ou, se quisermos, ovos de Páscoa.

A Páscoa Polonesa é massa, também chamada de “Páscoa Benta” (święconka) a qual deixa as pessoas de outras etnias em visita a Polônia, por ocasião da Páscoa, com vontade de voltar.

O que foi o meu caso…

Image

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s