valeu irmão…

O que faz do povo brasileiro um povo especial?

 

Ontem, enquanto almoçava, percebi mais uma vez o porque o povo brasileiro é diferente!!!!

 

Enquanto devorava meu “sandubão” no Subway de Kilburn, um bairro de Londres marcado pela mistura de povos e raças, não tive como não perceber a presença de outro “brazuca” falando no telefone com sua esposa.

 

“…amor, eu parei pra comer e já vou pra casa.”

 

Fiz o pedido do meu sanduiche e me sentei algumas mesas depois do brasileiro que continuava a conversa.

 

“…depois você pega o dinheiro lá na caxinha para mim, eu acho que vou comprar um papel de parede pra levar embora.”

 

Tentei demonstrar que não estava ouvindo a conversa e comecei a saborear o subs de peito de frango. Mas não deu, me entreguei ao ouvir: “eu tô pensando em levar um tanto de material de construção, acho que vou encher a minha bagagem de ferramentas…” e continunou dizendo: “aaaahhh don Maria, você não vai se livrar assim tão fácil de mim não viu?”

 

Dei uma risada e apenas olhei para o “brother” nascido provavelmente no mesmo estado que eu, nosso sotaque nos entrega…

 

Para os que moram fora do Brasil, longe da sua cultura, comida, costumes, praias e cachoeiras, amigos e família, dá sempre um aperto no coração toda vez que vemos algo a respeito da nossa pátria amada (isso é, se você ama a sua pátria). Principalmente em tempos de olimpíadas, copa do mundo e em tanto se falar no crescimento do Brasil na mídia internacional (algo inédito nos anos passados que morei fora).

 

Ao decidir adotar outra nação como a sua segunda casa você acaba se deparando com 2 tipos de brasileiros: os que “abominam”, não gostam e não querem nem saber de voltar pra lá e os que amam o Brasil, sentem falta e desejam um dia regressar a terra do samba, do carnaval, do guaraná, do churrasco, do pão de queijo kkkkk.

 

 

 

Sempre que me apresento a alguém logo vem a pergunta, “você é de onde?” e quando digo “eu sou “brasileiro” a reação é sempre a mesma:  “Ah, o Brasil!!!!”

 

Algumas das muitas qualidades do povo brasileiro:

  • Somos acolhedores e fraternos
  • Somos humanos e solidários
  • Somos alegres e autênticos
  • Somos criativos e sonhadores
  • Somos um povo bonito e romântico
  • Somos resistentes
  • Somos esperançosos e intensos

 

O final do evento inusitado no subway foi que, ao desligar o telefone e pegar suas coisas, o brasileiro virou para mim e apenas disse “valeu irmão” e saiu sorrindo.

 

Sem ter conversado, mas apenas percebido a presença de outro “patriota” no restaurante foi o suficiente para dizer em 2 palavras o que o outro entendeu: somos do Brasil, falamos a mesma língua, sentimos a mesma saudade de casa…

3 thoughts on “valeu irmão…

Leave a Reply

