Zakopane – Polônia

20170106_114823

Esta pequena cidade no sul do país fica no pé das montanhas Tatra (na fronteira entre a Polónia e a Eslováquia). Zakopane é conhecida por ser a capital do inverno da Polónia, e é um destino típico para quem gosta de esquiar. Na Polônia geralmente começa a nevar em Novembro(apesar de que muitos por aqui dizem que os invernos atualmente já não são como os de antigamente). Dependendo da intensidade do inverno e da quantidade de neve, até o final de março ainda dá para esquiar.

Escolhemos Zakopane para nossa lua de mel – para os casais românticos não tem destino melhor na Polônia…

Como chegar?

polish map

Situada a 406 kms da capital (Varsóvia) a melhor maneira de se chegar é de carro ou trem (apesar de que também existem ônibus partindo de diversas cidades).

O aeroporto mais próximo fica em Cracóvia (111 kms).

20170104_124020

O que fazer em Zakopane?

  • Caminhar pela cidade: Zakopane é uma cidade bem pequena e dá para ir a pé em praticamente todos os pontos turísticos. A rua mais famosa, Krupówki Street é cheia de restaurantes, pubs e lojas.

20170105_103010.jpg

  • Esquiar: Para quem nunca esquiou, a melhor opção é a estação Nosal. Quem já esquiou, mas ainda está no nível intermediário pode experimentar a estação Szymoszkowa ski centre. E para os mais avançados as melhores opções são Harenda ski centre e Kasprowy Wierch (considerada a melhor estação de ski da Polônia). O preço varia conforme a estação, mas custa em torno de 70 zlotys (16€) por 4 horas.

20170105_113627.jpg

  • Atividades com a neve: Além de esqui, Zakopane tem passeios de trenó puxados por cavalos, caminhadas na neve (com sapato especial), escorregadores e tobogãs na neve, além do clássico boneco de neve que é sempre uma boa pedida.

20170105_145318.jpg

  • Museus de Zakopane: a cidade tem vários museus como o Tatra museum que conta um pouco da história da vida nas montanhas.
  • Subida ao Monte Gubalówka: Dá para subir a pé (se o tempo estiver bom – cheque as condições e vá com as roupas e calçados apropriados) ou de funicular (bilhete ia-volta 20zlotys). O monte tem 1,120m de altura e vistas lindas de toda a região. Na parte de baixo da montanha há um mercado de artesanatos, e lá em cima a graça é caminhar e admirar as maravilhosas do vale, a neve os chalés.

20170108_131121.jpg

Águas termais pertinho de Zakopane

E pra quem curte água termais, pertinho de Zakopane há um lugar chamado Terma Bukowina com piscinas diversas aberto no inverno e no verão.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s